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WORKSHOP:Os Desafios da Economia Digital nas Micro e Pequenas Empresas

2020-01-06

A ATAHCA organizou no dia 15 de janeiro de 2020, na sua sede em Vila Verde, intitulado “Os Desafios da Economia Digital nas Micro e Pequenas Empresas”.

Teve como objetivos consciencializar as micro e pequenas empresas para a importância da Economia Digital no desenvolvimento dos seus negócios; reconhecer o potencial e as oportunidades da adesão à Economia Digital; capacitar as micro e pequenas empresas a refletirem sobre a sua proposta de valor no âmbito da estratégia de promoção digital; abordar a forma de construir o negócio de A a Z na Economia Digital, identificando estratégias digitais que maximizem a presença da empresa na Internet; e receber inspiração: Como é que o Programa Formação Ação PME 2º Ciclo 2019-2021, promovido pela ATAHCA pode apoiar as necessidades específicas das micro e pequenas empresas.

A oradora foi Susana Sousa, Licenciada em Comunicação Social, após uma breve passagem pelo jornalismo, há mais de 20 anos que iniciou a atividade profissional nas áreas do marketing e da comunicação. Especialista em Comunicação e Marketing. Social Media Manager.

Para esta especialista, “Nos últimos anos, as novas tecnologias e o comércio eletrónico têm apresentado um ritmo avassalador de crescimento e de influência no dia-a-dia das pessoas e das empresas e organizações. Contrapôs-se à economia apelidada de tradicional, uma “Nova Economia”, fundamentada num crescimento económico elevado e em ganhos de produtividade significativos”.

Neste contexto, afirmou Susana Sousa que o avanço da tecnologia fez com que o perfil dos consumidores mudasse completamente e, hoje, a maior parte das vendas acontece no ambiente virtual. 

A Consultora Formadora em Comunicação e Marketing Digital esclareceu que a “Economia Digital refere-se a uma economia baseada em tecnologias de computação digital, beneficiando consumidores e empresas, permitindo aos primeiros aceder a novos bens e serviços a preços mais competitivos, e aos segundos reduzir os custos de lançamento de uma empresa, mediante o acesso a plataformas de venda de terceiros, ou à venda direta através de lojas online e à utilização de sistemas de cloud computing”.

Proferiu que “é um facto que a economia digital está não apenas a revolucionar o modo como fazemos negócios atualmente, mas também aposta na criação de novas oportunidades de crescimento e prosperidade a nível global. Assim sendo, a conectividade digital pode impulsionar a inovação nos modelos de negócio, no networking empresarial e na transmissão de conhecimentos, facilitando simultaneamente o acesso aos mercados internacionais. “

Destacando que “as novas tendências digitais – como a computação em nuvem, os serviços web móveis, as redes inteligentes e as redes sociais – estão a mudar radicalmente o panorama empresarial ao reformular a natureza do próprio trabalho das empresas, suas fronteiras e responsabilidades”, mas salientou que “estas tendências vão para além da inovação tecnológica. Independentemente do setor ou do nível de desenvolvimento dos seus países, as empresas são também afetadas pelas políticas de desenvolvimento das TIC, da internet e do fluxo de dados. Adotando as políticas certas, as empresas têm ao seu dispor um potencial enorme para acelerar o ritmo e dimensão do seu crescimento.

 No que se refere a ESTRATÉGIA INTEGRADA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO, Susana Sousa esclareceu que “a comunicação integrada de marketing tem como objetivo unificar tudo o que uma empresa comunica para garantir que a sua voz seja sempre a mesma, independente do formato de conteúdo ou do canal escolhido”. E que “nos dias de hoje não basta ter um website, é preciso torná-lo visível. A concorrência aperta e a web está ao alcance de qualquer um. Assim, é preciso destacar-se e chegar ao seu público-alvo”. Um dos primeiros passos será, sem dúvida para a Consultora Formadora, refletir sobre como tudo se processa no mundo digital. O Funil de Conversão de Vendas poderá ser um instrumento útil nesse sentido.

Durante o decorrer do workshop foi possível aumentar a consciência para a importância que a economia digital tem para uma microempresa e para uma pequena empresa, que por norma apresenta recursos mais limitados do que os que estão disponíveis para as grandes marcas, as grandes empresas e as multinacionais.

Concluiu Susana Sousa que, numa ótica empresarial. a importância da Economia Digital transcende largamente a conquista de meras vantagens competitivas, como a diferenciação de produtos ou a redução de custos de produção. Não se limitando apenas a ter um valor instrumental, está já a alterar radicalmente os modelos de negócio das empresas”.

Neste Workshop foi possível também dar a conhecer o programa Formação PME (2º ciclo) 2019-2021 que está a ser lançado pela ATAHCA e que pretende melhorar a capacidade de gestão das empresas da região, tendo também como objetivo capacitar os seus trabalhadores para a inovação e para a mudança, apostando em 3 temáticas importantes para a competitividade das empresas: Gestão Comercial e Marketing, Economia Digital e a Internacionalização.

O próximo workshop dedicado ao tema da internacionalização decorrerá dia 22 de janeiro pelas 15 horas na ATAHCA com Filipe Silva e Manuel Campos, especialistas em internacionalização de negócios.

 

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