https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | ATAHCA - Braga
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias PDR-2020

Concelho de Braga

Concelho com uma área territorial de 183,4 km², na qual residem aproximadamente 181 494 habitantes (2011) e 137 000 habitantes no seu perímetro urbano (2012), sendo a principal cidade da antiga região denominada Minho, com mais de um milhão de habitantes. Com uma história milenar, Braga iniciou-se na Roma Antiga, quando foi fundada em 16 a.C. como Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.). “Roma Portuguesa”, “Cidade Barroca” ou “Cidade dos Arcebispos” são outras das designações porque é conhecida e que atestam o seu longo e rico passado histórico. Após a Queda do Império Romano do Ocidente, Bracara Augusta tornou-se na capital política e intelectual do Reino Suevo que englobava a extinta região da Galécia (hoje Galiza, norte de Portugal, parte das Astúrias e das províncias de Leão e Zamora, e se prolongava até ao rio Tejo). Entre os anos 715 e 868 é conquistada e ocupada pelos mouros, em 985 volta a estar sob domínio muçulmano e só volta a ser definitivamente reconquistada a partir de 996 com o acordo entre o rei cristão de Leão e da Galiza e o Almançor - governador mouro da península Ibérica.

 

Património

 

Em termos de valores patrimoniais destacam-se os seguintes monumentos nacionais: Termas romanas de Maximinos ou Alto da Cividade ou Colina dos Maximinos; Ruínas arqueológicas de São Martinho de Dume; Castro de Monte Redondo ou Castro Monte Cossourado em Guisande; Cruzeiro de Tibães; Capela de São Frutuoso ou Capela de São Salvador de Montélios; Capela de Nossa Senhora da Conceição (Casa dos Coimbras); Castelo de Braga; Fonte do Ídolo; Sete Fontes de São Vitor - Sistema de Captação do Sistema de Água do Século XVIII; Arco da Porta Nova; Sé de Braga;

 

Produtos Locais

 
 

O artesanato bracarense há muito que ultrapassou as fronteiras do país. Na música, os cavaquinhos, violas, guitarras (nomeadamente a Viola Braguesa), instrumento que deu origem ao famoso ukelele do Hawai ao ser levado por emigrantes portugueses para aquela ilha. Na Arte Sacra as representações bíblicas e a Vela Votiva de Braga são os ex-libris. O artesanato bracarense é diversificado e composto por os artigos de linho (panos, colchas, cortinados…), os bordados, a cestaria, miniaturas em madeira, farricocos (em cera ou pano), bijuteria, ferro forjado (sinos, miniaturas, material para agricultura…).

 

Turismo

 

Braga, como o resto do Minho tem uma gastronomia riquíssima. O bacalhau assume-se como o prato de peixe favorito, a cidade é famosa pelas suas inúmeras receitas de bacalhau (bacalhau à Narcisa, bacalhau à Minhota , bacalhau à moda de Braga…). O arroz de pato, as papas de sarrabulho com rojões, a tripa enfarinhada, os farinhotes, os enchidos de sangue, o cabrito à moda de Braga, as frigideiras do Cantinho ou as da Sé, os rojões à moda do Minho, o frango "pica no chão", o vinho verde, o Pudim Abade de Priscos, o toucinho do céu, o bolo rei escangalhado, fidalguinhos, pederneiras, suplícios, paciências, entre muitos outros, fazem de Braga uma cidade de sabores.