https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Notícia | PROJECTO CLDS 4 GEIRA JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO EM TERRAS DE BOURO
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias

PROJECTO CLDS 4 GEIRA JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO EM TERRAS DE BOURO

2019-12-06

O Projeto GEIRA – Gerações, Emprego, Inclusão e Revitalização de Atividades no concelho de Terras de Bouro, integrado nos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS - 4G), iniciou a sua atividade no início do mês de dezembro e tem como objetivo primordial a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social no território de Terras de Bouro. Este constitui-se como um instrumento de combate à exclusão social, fortemente marcado por uma intervenção de proximidade junto da comunidade local.

A ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, na qualidade de Entidade Coordenadora Local da Parceria viu o seu Plano de Ação do Projeto CLDS - 4GEIRA aprovado em sede de Plenário do Conselho Local de Ação Social de Terras de Bouro. Este instrumento de planeamento da intervenção a desenvolver pelo CLDS 4GEIRA apresenta 26 atividades, subdivididas pelos seus três eixos de intervenção – Emprego, Formação e Qualificação, Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa.

O CLDS 4GEIRA terá a duração de 36 meses e estará sediado na sede do concelho de Terras de Bouro, fazendo ainda atendimento descentralizado num pólo na zona do Vale do Cávado. Este projeto estará em funcionamento todos.os dias da semana, com uma equipa especializada que fará o atendimento a toda a população e terá ainda disponível dois postos de internet para jovens ou adultos em procura ativa de emprego, ou ainda empresários/as, agricultores/as que beneficiem dos serviços do projeto. A população terá ainda acesso diário à informação mais atualizada, através da disponibilização de Jornais locais e regionais para consulta, assim como terá ainda a possibilidade de usufruir de uma pequena biblioteca para consulta e empréstimo.
Pretende-se, acima de tudo, potenciar os recursos endógenos do território, promovendo a cooperação territorial e interinstitucional, contribuindo assim para a afirmação de uma identidade territorial do concelho de Terras de Bouro. 

Voltar