Notícias

CONHEÇA A ESTRATÉGIA "DO PRADO AO PRATO" DA UNIÃO EUROPEIA, POR UMA SISTEMA ALIMENTAR + SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

2020-05-29

A nova estratégia da comissão europeia “Do Prado ao Prato”  foi apresentada e pretende defender um sistema alimentar mais saudável e sustentável.

São os seguintes os objectivos centrais desta estratégia:

Assegurar que os europeus dispõem de alimentos saudáveis, acessíveis e sustentáveis

Combater as alterações climáticas
 
Proteger o ambiente e preservar a biodiversidade
 
Rendimento económico justo na cadeia alimentar
 
Expandir a agricultura biológica

A estratégia pretende reduzir em 50% a utilização de pesticidas químicos e em 50 % a utilização dos pesticidas mais perigosos até 2030. Além disso, tem como objetivo reduzir as perdas de nutrientes em, pelo menos, 50 %, garantindo simultaneamente que não há deterioração da fertilidade dos solos (as estimativas apontam para redução de 20% na utilização de fertilizantes até 2030). Destaque ainda para a redução em 50 % das vendas de agentes antimicrobianos para animais de criação e de aquicultura até 2030 e a extensão da agricultura biológica a 25 % das terras agrícolas até 2030.

Este plano pretende também que todas as zonas rurais tenham acesso a banda larga rápida até 2025, a fim de permitir a inovação digital.

Por forma a preparar a adoção de alternativas e para manter os rendimentos dos agricultores, a Comissão tomará uma série de medidas, incluindo a revisão da diretiva relativa à utilização sustentável dos pesticidas, reforçará as disposições relativas à proteção integrada e promoverá uma maior utilização de formas alternativas seguras de proteger as colheitas contra pragas e doenças. A Comissão facilitará também a colocação no mercado de pesticidas que contenham substâncias ativas biológicas e reforçará a avaliação dos riscos ambientais dos pesticidas.

A Comissão irá desenvolver, com os Estados-Membros, um plano de ação para a gestão integrada dos nutrientes, com vista a reduzir e a prevenir mais poluição decorrente da utilização excessiva de fertilizantes e a promover a reutilização de nutrientes provenientes de diferentes tipos de resíduos orgânicos como fertilizantes.

Para limitar ainda mais o uso e promover uma utilização prudente e responsável dos agentes antimicrobianos nos animais, os novos regulamentos relativos aos medicamentos veterinários e aos alimentos medicamentosos para animais, a aplicar a partir de 2022, proporcionarão várias medidas concretas, para contribuir para a diminuição da utilização de agentes antimicrobianos em animais de criação, cuja venda será monitorizada todos os anos.

Para que seja possível alcançar o objetivo relativo à agricultura biológica na UE, além das medidas da política agrícola comum (PAC) – como os regimes ecológicos, os investimentos e os serviços de aconselhamento, e das medidas da política comum das pescas (PCP) –, a Comissão apresentará um plano de ação para a agricultura biológica. O objetivo é ajudar os Estados-Membros a estimular a oferta e a procura de produtos biológicos e assegurar a confiança dos consumidores, através de campanhas de promoção e de contratos públicos ecológicos.

Obtenha o acesso ao texto integral desta estratégia aqui

 

Voltar