https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Notícia | Abertas Inscrições para Apoio a Empresas do Vale do Cávado
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias

Abertas Inscrições para Apoio a Empresas do Vale do Cávado

2020-06-02

A ATAHCA tem abertas inscrições para 13 empresas até 15/06/2020 para apoiar no âmbito do projeto Formação Ação PME 2.º Ciclo.É entendimento da ATAHCA que o atual momento, que as empresas atravessam, é também o período determinante para repensar a Empresa e os seus desafios pós COVID-19, bem como qualificar os seus Colaboradores.

Neste contexto, o projeto Formação-Ação PME 2º Ciclo, com uma metodologia prática, orientada para resultados objetivamente verificáveis, e sem custos para a empresa, pode ser a resposta que procuram.

O projeto destina-se a micro e pequenas empresas, com um mínimo de três colaboradores, dos sectores do turismo, serviços, comercio, indústria e construção, que não tenham participado em anteriores edições de formação-ação.
As empresas que pretendem inscrever-se ou obter mais informações sobre este projeto de Formação Ação devem enviar um email para formacaopme@atahca.pt e contactar através Tel. 253 321130/ Telem. 911 193 354.

Capacitar empresas, qualificar recursos humanos

A Formação-Ação é uma metodologia pioneira de capacitação empresarial, que articula a consultoria individualizada e formação, com o objetivo de implementar estratégias de mudança empresarial.

A intervenção prevê a realização de um diagnostico e plano de ação à medida de cada empresa, a execução de um plano de acão, o acompanhamento e avaliação final, de modo a conseguirem-se, com os melhores resultados, os objetivos previamente traçados.

O QUE É?
A Formação-Ação é uma metodologia pioneira de capacitação empresarial, que articula a consultoria individualizada e formação, com o objetivo de implementar estratégias de mudança empresarial.

OBJETIVOS
Aumento da qualificação específica dos/as Empresários/as/ Gestores/as e dos/as Trabalhadores/as em domínios relevantes para a estratégia de inovação e modernização das empresas;
Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;

DESTINATÁRIOS
Micro e pequenas empresas* com um mínimo de 3 trabalhadores (inclui sócios-gerentes da empresa).
* (de acordo com a Recomendação nº 2003/361/CE, da Comissão Europeia de 6 de maio).

EM QUE CONSISTE
1. Ações de consultoria individualizada com os Empresários(as)/ Gestores(as) e Trabalhadores(as) da empresa:
100 horas de consultoria (se microempresa) ou 120 horas de consultoria (se pequena empresa).
2. Ações de formação teórica em sala dirigidas aos Empresários(as)/Gestores(as) e Trabalhadores(as) da empresa:
 75 horas de formação (se microempresa) 80 horas de formação (se pequena empresa)


FINANCIAMENTO

Sem custos para a Empresa.

O projeto é financiado a 90% pelo Compete/ Portugal 2020: a empresa tem de ter disponibilidade de dotação em “de minimis”.

Os restantes 10% são apoiados pela Atahca, sob o compromisso da PME de não desistência e cumprimento de todas as condições de elegibilidade durante a intervenção.


COMO FUNCIONA
A ATAHCA disponibiliza Consultores/as Formadores/as especializados que, após efetuarem um Diagnóstico das necessidades da empresa, elaboram em conjunto com os Responsáveis/Participantes da mesma, um Plano de Desenvolvimento individualizado, colaborando igualmente na sua implementação.

 


BENEFÍCIOS
Eficácia: melhoria de processos de gestão e aquisição de competências profissionais.
Metodologia prática, orientada para resultados objetivamente verificáveis.
 
TEMÁTICAS
São três as temáticas, nas quais as empresas se podem inscrever:
Internacionalização: Visa capacitar as PME para encetarem processos de internacionalização e entrarem em outros mercados.
Economia Digital: Visa promover a inovação da digitalização do modelo de negócio para reforço do posicionamento e notoriedade à escala global.
Gestão Comercial e Marketing: Visa desenvolver competências e implementar estratégias de logística, divulgação, comércio e vendas.
 

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE DA EMPRESA

  • Ser Micro ou Pequena Empresa – certificado PME, site do IAPMEI;
  • Não ter participado em anterior projeto de formação-ação no âmbito do Portugal 2020;
  • Região Norte - local do investimento (Prioridade: concelhos do Vale do Cávado: Amares, Terras de Bouro, Vila Verde, Braga, Barcelos e Esposende);
  • Cumprir as condições necessárias para o exercício da atividade, nomeadamente quanto aos licenciamentos;
  • Ter a situação tributária e contributiva regularizada perante a administração fiscal e a segurança social;
  • Ter situação regularizada em matéria de reposição, no âmbito dos financiamentos de fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI);
  • Ter atuação setorial (Turismo, Comércio, Indústria, Serviços e Construção) de acordo com as CAE identificadas no Aviso Nº 08/SI/2019;
  • Dispor de contabilidade organizada, nos termos da legislação aplicável;
  • Apresentar uma situação económico-financeira equilibrada, através de situação líquida positiva no ano pré-projecto (se tiver histórico); 
  • Ter disponibilidade de dotação em “de minimis”;
  • Não ser empresa em dificuldade (definição prevista no artigo 2.º do Reg. (UE) n.º 651/2014, de 16 de junho);
  • Não se tratar de empresa sujeita a injunção de recuperação (al. a) do n.º 4 do art. 1.º Reg. (UE) n.º 651/2014, 16 junho);
  • Não deter nem ter detido capital numa percentagem superior a 50%, por si ou pelo seu cônjuge, não separado de pessoas e bens, ou pelos seus ascendentes e descendentes até ao 1º grau, bem como por aquele que consigo viva em condições análogas à dos cônjuges, em empresa que não tenha cumprido notificação para devolução de apoios no âmbito de uma operação apoiada por fundos europeus;
  • Declarar que não tem salários em atraso;
  • Entregar documentação obrigatória e estar registada no Balcão 2020.

 
OBRIGAÇÕES DA EMPRESA PARTICIPANTE

  • Cumprir os critérios de elegibilidade necessários para ser beneficiária da intervenção.
  • Participar e colaborar ativamente no projeto de formação-ação.
  • Assegurar que os/as três formandos/as frequentam todo o percurso formativo (consultoria e formação).

 
 
O QUE É PRECISO PARA FORMALIZAR A INSCRIÇÃO

Preencher e enviar a Ficha de Inscrição disponível em https://www.atahca.pt/noticia_single.php?id=172

Enviar os documentos elencados na Ficha de Inscrição

O envio destes documentos deve ser feito via e-mail para formacaopme@atahca.pt

 A ATAHCA é a entidade promotora do projeto Formação-Ação para PME 2.º Ciclo 2019-2021, tendo como Organismo Intermédio a AEP/CCI – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria. Este projeto está integrado no Sistema de Incentivos – Projetos Conjuntos, Formação-Ação FSE do COMPETE 2020, Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

 

 

Voltar