https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Notícia | Mercado Local "Do Campo à Mesa"
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias

Mercado Local "Do Campo à Mesa"

2020-09-04

O CLDS 4GEIRA projecto coordenado pela ATAHCA organizou no passado dia 22 de agosto, das 10h00 às 21h00 nas Pontes de Rio Caldo, um Mercado Local "Do Campo à Mesa" com os/as Produtores/as do Concelho de Terras de Bouro, no âmbito do Projeto de comercialização e valorização de produtos locais. 

Esta iniciativa teve como objetivo, a valorização da identidade agro-alimentar do território e a promoção da agricultura e das empresas do sector. Para o efeito foram convidados produtores/as locais: de mel, de pequenos frutos, de hortícolas, de licores, de biscoitos e compotas artesanais, assim como produtores na área da pecuária e do fumeiro tradicional.

 

Na sessão de abertura do certame, organizado pelo CLDS 4Geira, o presidente da ATAHCA, Mota Alves garantiu que “esta iniciativa é para repetir mesmo que, esta primeira edição, não corra tão bem porque é normal”. Para Mota Alves “faz todo o sentido” um certame de promoção e venda produtos locais à entrada do Gerês: “é uma feira com produção própria ou de produtos transformados, todos de qualidade e por isso mesmo diferenciadora”.

Os territórios de baixa densidade inseridos em contextos rurais “não podem ser olhados da mesma forma que grandes explorações nem apoiados da mesma forma”. A discriminação positiva, “expressão já tão gasta”, pedida por Mota Alves “tem que ser efetiva” porque só assim se fixam pessoas: “ninguém consegue viver só com qualidade de vida precisa também de nível de vida”.

Voltar