Notícias

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DA CULTURA DO MIRTILO

2021-02-15

 
O INIAV e a revista Frutas, Legumes e Flores (FLF) têm vindo a elaborar um Manual de Boas Práticas de Fruticultura sob a forma de fascículos e de acordo com várias culturas.
 
O VIII fascículo é dedicado à  cultura do Mirtilo, uma importante cultura em Portugal e com uma grande implantação no território do Cávado juntamente com outros pequenos frutos.  
 
A maioria das espécies de mirtilo cultivado pertencem ao grupo Highbush, assim designado pelo elevado porte das plantas, que se subdivide em dois tipos: as plantas do Norte (Northern Highbush Blueberry, NHB) que englobam as mais aptas para as regiões com maiores necessidades em frio e as plantas do Sul (Southern Highbush Blueberry, SHB), para as regiões mais quentes e reduzido número de horas de frio.
 
A região Norte do país possuiu excelentes condições para a produção de mirtilos NHB ao ar livre e no solo. É a região portuguesa com maior área de produção, repartida por um grande número de produtores. As regiões litoral Sul e Algarve estão aptas para a produção de mirtilos SHB em substrato e cultura protegida, possuindo explorações de maiores dimensões com vocação exportadora.
 

Voltar