Notícias

30 ANOS DE ABORDAGEM LEADER (1991-2021)

2021-03-12

 

A iniciativa comunitária LEADER foi lançada em 1991 com o objectivo de aumentar o potencial de desenvolvimento das zonas rurais, baseando-se em iniciativas e competências locais, promovendo a aquisição do saber-fazer no domínio do desenvolvimento integrado local e divulgando esse saber-fazer a outras zonas rurais. 

A  ATAHCA foi um dos primeiros 20 Grupos de Acção Local em Portugal e 217 na Europa, a iniciar essa caminhada há 30 anos atrás. 

Mas antes de mais o que significa a palavra LEADER? Em que tantos falam mas que a maioria ainda desconhece.

LEADER é um feliz acrónimo que fica no ouvido mas cujo significado é  Ligações Entre Acções de Desenvolvimento da Economia Rural e tem muito a ver com a metodologia associada a este processo dinâmico de desenvolvimento local.

A abordagem LEADER foi introduzida na União Europeia como uma «Iniciativa Comunitária» financiada pelos fundos estruturais comunitários, tendo abrangido 3 gerações ou períodos: LEADER I (1991-1993), LEADER II (1994- -1999) e LEADER+ (2000-2006).. Durante os quais, os Estados-Membros e as regiões dispuseram de programas LEADER autónomos, com financiamento separado estabelecido ao nível comunitário.

A partir de 2007, a abordagem LEADER foi integrada na política e programas de desenvolvimento rural da UE. Tal representou que esta abordagem  incluída em conjunto com outros eixos de desenvolvimento rural. 

Desde aí tivemos a Abordagem LEADER no PRODER (2007-2013) e o actual DLBC no PDR 2020 (2014-2020).

Durante este ano de comemorações dos 30 anos do LEADER em Portugal e na Europa comunitária iremos trazer aqui factos, números e histórias ligadas a este processo de desenvolvimento rural em particular no território do Cávado onde a ATAHCA tem desenvolvido as suas actividades em prol da valorização dos recursos endógenos, associada a uma estratégia de desenvolvimento que integra os activos territoriais mais relevantes, assim como a população local e todos os agentes económicos, sociais e institucionais, por isso fiquem atentos às nossas publicações aqui no website e na rede social facebook.

 

Voltar