Notícias

ATAHCA OBTÉM REFORÇO FINANCEIRO PARA O PROGRAMA + CO3SO

2021-04-08

 
 
Os 6 concelhos do CÁVADO, através do Grupo de Acção Local (GAL) da ATAHCA vão ser contemplados com um reforço no valor de mais de 8,5 milhões de euros provenientes  do Sistema de Apoios ao Emprego e Empreendedorismo Social (+CO3SO).
 
A ATAHCA tinha já aprovado candidaturas no montante de 1,3 milhões de euros, tendo ficado as restantes a aguardar em bolsa de projecto por possível reforço financeiro, o que aconteceu agora.
A totalidade do financiamento do +CO3SO para os concelhos do Cávado será  de 9,8 milhões de euros, um montante considerado “de relevante importância para o dinamismo empresarial e combater o desemprego no território”
 
Este reforço financeiro vai permitir apoiar mais 63 projectos de empresas que submeteram as suas candidaturas no segundo semestre de 2020.
A ATAHCA consegue, desta forma, para os seis concelhos do Cávado da sua área de intervenção a aprovação de um total de 73 projectos de criação de novos empregos em outras tantas empresas e instituições, sendo sete entidades do terceiro sector, 34 empresas localizadas em freguesias do interior e de baixa densidade populacional e 32 projectos de empresas sediadas em território urbano.
 
Estes 73 projectos aprovados vão permitir apoiar a criação de 186 novos postos de trabalho, de pessoas que estão inscritas no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), sendo 15 na área do emprendedorismo social, 84 em empresas de freguesias de baixa densidade e 87 em freguesias urbanas não consideradas de baixa densidade.
O apoio financeiro concedido às empresas tem uma duração máxima de 36 meses, nunca podendo este prazo ultrapassar 31 de Dezembro de 2023.
 
“Este reforço demonstra o dinamismo do tecido económico das micro e pequenas empresas dos concelhos do Cávado, podendo afirmar-se que no panorama da região Norte foi um dos territórios com maior dinâmica e com maior número de candidaturas submetidas e aprovadas, sendo um dos territórios com maior dotação financeira aprovada”.
A ATAHCA congratula-se pela dinâmica demonstrada pelas empresas que submeteram as suas candidaturas ao +CO3SO, mas também “pela capacidade dos técnicos associação em “efectuarem as análises em tempo recorde, só possível pelo espírito de missão com que assumem as suas funções nesta instituição e com a vontade de querem apoiar os investidores dos concelhos do Cávado”.
 
Com o reforço de 8,5 milhões de euros do +CO3SO, aprovado em final do mês de Março no âmbito do Norte 2020, a ATAHCA acredita que o próximo quadro comunitário de apoio a Portugal “possa ser a alavanca necessária para continuar a marcar a diferença e manter o dinamismo agrícola, industrial e comercial reconhecido por diversas organizações nacionais e europeias”.

Voltar