https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Notícia | ATAHCA DIVULGA E INFORMA SOBRE AGRICULTURA DE PRECISÃO
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias

ATAHCA DIVULGA E INFORMA SOBRE AGRICULTURA DE PRECISÃO

2021-10-11

 

A ATAHCA promoveu no passado dia 8 de outubro, a realização de uma palestra sobre a temática da “AGRICULTURA DE PRECISÃO E NOVAS TECNOLOGIAS NA MELHORIA DA EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DAS EXPLORAÇÕES AGRÍCOLAS”, a qual decorreu no âmbito do programa da Festa das Colheitas de Vila Verde, XXIX Feira Mostra de Produtos Regionais de Vila Verde, organizada pelo Município de Vila Verde.

O evento contou com  cerca de 50 participantes, entre produtores agrícolas, técnicos e dirigentes de organizações do sector agrário.

A palestra foi dividida por dois períodos, o da manhã em formato presencial no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde, onde decorream as comunicações técnicas, enquanto que durante a tarde foram realizadas duas visitas de campo a explorações agrícolas para visualizar a demonstração prática de equipamentos e tecnologias utilizadas em agricultura de precisão.

Durante a manhã e após a cerimónia de abertura que contou com o Presidente do Município de Vila Verde, o Presidente da Direcção da ATAHCA e o Secretário Executivo da CIM Cávado, foram realizadas duas comunicações, uma da responsabilidade do Professor Luís Alcino, responsável pelo Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal – InoveTechAgro, que abordou o tema Agricultura de Precisão, conceito(s), ciclo e tecnologias associadas, tendo destacado o facto da Agricultura de Precisão ser acima de tudo um novo instrumento de apoio à tomada de decisão dos produtores em relação à suas explorações e actividades agrárias. A outra comunicação esteve a cargo do Engº Miguel Rodrigues da empresa Xpectraltec, que apresentou uma solução tecnológica que reúne equipamentos e software de apoio à monitorização das condições edafoclimáticas, ambientais, sanitárias e produtivas em explorações ligadas à viticultura, mas que podem ser também adaptadas no futuro a outras actividades agrícolas.

Durante a tarde a realização das duas visitas de campo a duas explorações agrícolas, contou com uma grande adesão dos participantes que demonstraram um elevado interesse em conhecer os equipamentos e tecnologias e a sua aplicação e funcionamento em contexto de produção agrícola. As visitas decorreram nas explorações agrícolas das Quintas do Homem (produção de vinho verde) e na Quinta da Torre (produção de limões) ambas na freguesia do Pico em Vila Verde.

Foi assim uma excelente jornada de partilha de conhecimentos, informações e experiências sobre a temática da Agricultura de Precisão que despertou enorme interesse junto de todos os participantes, tendo por isso esta iniciativa atingido os objectivos iniciais delineados.

Esta iniciativa inseriu-se no projecto de Reforço da Capacitação de Actores e Redes de Promoção de Acções de Desenvolvimento da ATAHCA, apoiado pelo NORTE 2020, PORTUGAL 2020 e pelo Fundo Social Europeu.

Voltar