https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Notícia | Projecto “CÁVADO…COM SABOR” vai ser apresentado na AGRO – 55ª Feira Internacional de Agricultura em Braga
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias

Projecto “CÁVADO…COM SABOR” vai ser apresentado na AGRO – 55ª Feira Internacional de Agricultura em Braga

2023-03-27

 

 

A ATAHCA em parceria com a Quinta Pedagógica do Município de Braga, vai apresentar no dia 31 de março pelas 10,30h, o projecto “CÁVADO…COM SABOR” na AGRO – 55ª Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação em Braga. Esta apresentação decorrerá na Tenda da Quinta Pedagógica de Braga, situada no recinto exterior da feira.

Para além desta apresentação, será assinado um protocolo de parceria entre a ATAHCA e o Município de Braga, no âmbito deste projecto de promoção e divulgação da Alimentação Equilibrada e Sustentável, assim como será realizado um Workshop de Educação Alimentar, especificamente destinado a sensibilizar duas turmas de alunos do 1º ciclo, para a importância do combate ao desperdício alimentar.

O projecto “CÁVADO…COM SABOR” está a ser implementado pela ATAHCA em todo o território do Cávado até junho de 2024, e  trata-se dum projeto de sensibilização para a alimentação saudável e sustentável integrado no PNAES (Plano Nacional Para a Alimentação Equilibrada e Sustentável), cofinanciado pelo PDR 2020 no âmbito da Medida 20-Assistência Técnica e na Área 20.2-Rede Rural Nacional.

O projeto está a ser dinamizado conta com a colaboração das entidades parceiras, CIM Cávado (Comunidade Intermunicipal do Cávado), o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e o DRAPN (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte).

Ao longo de 2023 e 2024 serão desenvolvidas actividades de sensibilização no âmbito da mitigação da iliteracia alimentar no que concerne às temáticas da Alimentação Sustentável, da Dieta Mediterrânica e do Combate ao Desperdício Alimentar.

Os principais destinatários do projeto são a comunidade educativa (alunos e docentes do pré-escolar e 1º ciclo, colaboradores das cozinhas/cantinas, encarregados de educação).  Mais ainda, poderão ser abrangidos técnicos e colaboradores das autarquias com ligação à gestão de projectos de alimentação colectiva, técnicos e colaboradores de instituições da economia social, facilitadores/animadores, produtores agrícolas e empresas do setor agroalimentares e restauração.

 

Voltar