Notícias
“ESTRATÉGIAS TERRITORIAIS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL” DEBATIDAS EM SEMINÁRIO NO MOSTEIRO DE TIBÃES
2024-02-29
O Mosteiro de Tibães em Braga, acolheu no passado dia 27 de fevereiro, um Seminário dedicado ao tema “ESTRATÉGIAS TERRITORIAIS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL”, promovido pela ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cavado e Ave, em parceria com a CIM Cávado, o INIAV e a CCDRN (Ex DRAPNorte), no âmbito do projecto “Cávado…com sabor”.
A partir da apresentação e partilha de projetos e iniciativas nacionais, regionais e municipais de promoção quer de sistemas alimentares quer de alimentação escolar sustentáveis, em diferentes territórios (Arouca, Mértola, Montemor-o-Novo, Algarve, Torres Vedras, Esposende e Arcos de Valdevez).
O painel da manhã mostrou uma pluralidade de ações em diferentes níveis espaciais, foram partilhadas boas-práticas que visam na sua maioria fortalecer a comercialização em circuito curto entre produtores agricultores familiares dos territórios representados e os consumidores. Foram evidenciadas estratégias de compras públicas escolares que se afiguram, como um instrumento poderoso neste domínio, mas também para a promoção de modos de produção mais sustentáveis e acesso a uma alimentação equilibrada e sustentável, em particular para os grupos sociais em situação de maior vulnerabilidade.
Ficou evidente o importante papel dos Município, das entidades supra-municipais e das associações de desenvolvimento, na promoção de estratégias e políticas alimentares territoriais sustentáveis. No painel da tarde debateram-se várias iniciativas de alimentação escolar, as quais confirmaram a importância deste instrumento, mas também os desafios e dificuldades existentes, entre os quais a capacidade de oferta e de resposta a todos os requisitos regulamentares, por parte dos produtores locais, no que concerne aos contratos de compras públicas. De ambas as sessões, sobressaiu a importância do desenvolvimento de políticas e programas municipais e supra municipais para a sustentabilidade alimentar, sendo que na região do Cávado, existe um potencial de recursos e de trabalho em rede, que se for desenvolvido em conjunto pelos seis municípios envolvidos, num contexto e ambientes institucional favoráveis, poderão ser implementadas e replicadas algumas das iniciativas e projectos que foram apresentados e com as quais poderão vir a ser desenvolvidas acções de troca de experiências, para intercâmbio de conhecimentos e ou ação conjunta na melhoria da governança municipal e/ou regional que promovam a transição para sistemas alimentares mais sustentáveis. Esperamos que este seminário tenha dado um contributo positivo para a prossecução destes objetivos.
Se quiser ver a gravação em video deste seminário aceda ao seguinte link:
Sessão da Manhã: https://www.youtube.com/watch?v=-sz0jz1OaEA&t=7772s
Sessão da Tarde: https://www.youtube.com/watch?v=89wEpYTSndk&t=1971s
Voltar