Notícias

VESPA ASiÁTICA

2017-04-13

A vespa-asiática é uma espécie de vespa nativa do Sudeste Asiático que no nosso território é considerada uma espécie invasora e predadora das abelhas autóctones.

Neste últimos anos os prejuízos desta espécie são cada vez mais avultados para a actividade apícola assim como para o ecosistema, estando a sua zona de actuação a alargar-se de ano para ano.

Um dos métodos mais eficazes de combate a esta praga é a eliminação dos seus ninhos, mas antes de se destruírem os mesmos, devem ser seguidas as indicações do ICNF para uma correcta atuação nestes casos, podendo a deteção dos ninhos ser comunicada através dos ‘sites’ de associações de conservação da natureza, das autarquias e juntas de freguesia ou da linha de apoio SOS Ambiente (808 200 520).

Para ajudar à identificação desta espécie de vespa assim como dos seus ninhos a QUERCUS disponibiliza um folheto informativo muito útil o qual pode ser consultado através deste link: http://www.quercus.pt/comunicados/2017/abril/5226-quercus-disponibiliza-folhetos-sobre-vespa-asiatica

 

Voltar