https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Projeto | Construção da adega na quinta do Agrelo
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias PDR-2020

Home O que fazemos Projetos de referência

Projeto

Construção da adega na quinta do Agrelo

Voltar

Descrição

Situada na Região do Minho, na bacia do rio Neiva no vale do Cávado, a quinta de Agrelo está na família Rosas há mais de 300 anos. Neste espaço marcado por um conjunto edificado com construções de arquitetura tradicional do Minho, onde a paisagem verde estabelece uma relação com os espaços intramuros, a família decidiu unir esforços para explorar todas as potencialidades da quinta de Agrelo, principalmente nas áreas da vitivinicultura e do turismo.

A “Vinha dos 9”, plantada no ano de 2008, quer produzir vinhos diferentes. António Silva Rosas, um dos atuais proprietários e o enólogo responsável pela produção, explica que a opção passou por apostar no cruzamento de castas pouco habituais para a região do Minho. Fugiu-se ao Loureiro e ao Vinhão e apostou-se no Chardonnay, no Alvarinho e no Gewurtztraminer, Pinot noir, Syrah e Touriga nacional, sendo, por ora, a maior parte da produção para vinificação de brancos, rosés e espumantes.

Para elaborar o vinho e abordar o mercado com vinho engarrafado, era urgente remodelar e reativar a adega existente, datada de 1935, e que tinha sido desativada aquando da fundação da adega cooperativa de Barcelos.

 

Com este projeto a Quinta de Agrelo volta a ter uma adega própria dimensionada para a transformação da totalidade da colheita obtida naquela propriedade, ou seja, cerca de 55 toneladas de uvas. O projeto é de dimensão controlada e visa acrescentar valor aos produtos agrícolas únicos colhidos naquela propriedade e vocacionar a empresa para comercializar internacionalmente os seus produtos.

O nome que deu origem à marca “Vinha dos 9” remete para os nove netos de Paula e Eloi Silva Rosas, sendo que, em cada ano, o nome de cada um dos netos - por ordem etária decrescente – figura nos rótulos das garrafas.

  • Operação: 10.2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização do PDR2020
  • Promotor: Vinha dos 9 Vinhos e Turismo, Lda
  • Localização: Cossourado, Barcelos
  • Investimento total elegível: 130.531,60 euros
  • Despesa pública: 58.739,23 euros
  • Postos de trabalho: 4

Projeto apoiado pelo grupo de ação local ATAHCA no quadro da abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo) - alterado face ao original.

 

 

Documento Anexado:

Construção da adega na quinta do Agrelo

Info

Projeto 10.2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização do PDR2020
Entidade promotora: Vinha dos 9 Vinhos e Turismo, Lda
Localização: Cossourado, Barcelos
Link: https://www.minhaterra.pt/construcao-da-adega-na-quinta-do-agrelo.T13926.php