Notícias PDR-2020
Home Território Amares
Concelho de Amares
O Concelho de Amares é um município com 82 km² de área e 18 521 habitantes (2001), com uma densidade populacional de 235 hab/km2, cujo território está subdividido em 24 freguesias, é limitado a norte e nordeste pelo município de Terras de Bouro, a sueste por Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, a sul por Braga e a noroeste por Vila Verde. Terra de nascimento do ilustre Grão-Mestre da ordem dos Templários, Dom Gualdim Pais, fundador das cidades de Tomar e Pombal, assim como do cantor António Variações. Aqui viveu e morreu Sá de Miranda.
Património
Em termos patrimoniais o destaque vai para os monumentos nacionais da Ponte do Porto ( Rio Cávado), da Ponte de Rodas (Rio Homem) e do Pelourinho de Amares e ainda os de interesse público do Mosteiro de Rendufe, Convento de Bouro, Ermida da Srª da Abadia, Capela da N. Srª da Apresentação, Ruínas da Torre de Vasconcelos, Aqueduto de Cales, Portal da Casa da Torre de Vilar, Estação Arqueológica de Lago, Casa da Ribeira e Casa da Tapada (onde viveu o poeta Sá de Miranda).
Produtos Locais
Nos produtos locais o destaque vai para a famosa “Laranja de Amares”, que graças às características edafo-climáticas de certas zonas do concelho originam uma laranja de casca fina, de gosto requintado nos meses em que o calor aperta. É nos meses sem “r”, ou seja, de Maio a Agosto, que a laranja de Amares é mais saborosa e suculenta.
O vinho verde ganha neste concelho uma grande importância e tradição de cultura, com as típicas quintas minhotas de produção e marca própria.
Turismo
No concelho existem alguns núcleos de aldeias que conservam as suas principais características de ruralidade, das quais se destacam a de Urjal, Ramalha e Paranhos, nas quais existe Alojamento Turístico para que os visitantes possam permanecer e desfrutar de todo ambiente rural.
As Termas de Caldelas são um dos pontos de maior interesse turístico com larga tradição no turismo termal nacional, agora com um balneário renovado e com serviços de SPA associados aos tratamentos termais
A gastronomia é também um dos cartazes turísticos do concelho, com destaque para as papas de sarrabulho, que já têm direito a um festival anual por alturas do Carnaval, outros pratos com tradição são os rojões à “Minhota”, cozido à “Portuguesa”, arroz de pato, bacalhau à Abadia, perna de porco assada no forno e a vitela assada.
Para sobremesa, as propostas andam à volta da laranja ao natural ou dos doces confeccionados com a mesma.