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Apresentação

CENTRO QUALIFICA DA ATAHCA

O que é o RVCC Profissional?

O Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) profissional tem em vista a melhoria dos níveis de certificação profissional dos/as adultos/as que não possuem qualificação na sua área profissional, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

A certificação obtida através deste sistema permite não só a valorização profissional, social e pessoal, mas também o prosseguimento para percursos de formação de nível subsequente.

A quem se destina?

Adultos/as com mais de 23 anos de idade que não possuem qualificação na sua área profissional.

O RVCC Profissional é uma resposta para todos/as os/as adultos/as que:

  • Tenham adquirido saberes e competências profissionais através da experiência de trabalho ou noutros contextos de vida;
  • Não detenham qualificação profissional e pretendam obter certificação profissional na sua área;
  • Excecionalmente, no caso de adultos entre os 18 e os 23 anos inclusive, terão de possuir pelo menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada, pelos organismos competentes.

Como é desenvolvido o processo?

O processo baseia-se no Referencial de Competências de cada saída Profissional, constante no Catálogo Nacional de Qualificações, e segue as seguintes fases:

  1. Identificação e reconhecimento das competências profissionais, detidas pelo adulto/a;
  2. Identificação das competências profissionais em falta, com indicação da formação adicional que deve frequentar;
  3. Validação e Certificação das competências profissionais.

Que Certificação é obtida?

No final do processo de RVCC Profissional, o/a adulto/a obtém a certificação das respetivas competências através de:

  • Um Certificado de Qualificações, documento que comprova as competências profissionais validadas;
  • Um Diploma de nível 2 ou nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações.

A conclusão de um processo de RVCC profissional pode conduzir a uma certificação de nível 4 de qualificação, caso o candidato já seja detentor do nível secundário de educação.

Quais os custos da realização do Processo RVCC?

O processo desenvolvido no âmbito do RVCC é gratuito.

Qual a duração de um Processo de RVCC Profissional?

O processo tem uma duração média de 3 a 4 meses, dependendo do número de sessões semanais, em horário laboral ou pós-laboral. O processo inclui 50 horas de formação obrigatória.

Quais as áreas em que o/a Adulto/a pode ser certificado/a na ATAHCA?

Artesanato

  • BORDADOR/A – N2

Perfil profissional: conceber e executar bordados tradicionais e contemporâneos preparando e selecionando os equipamentos, instrumentos, materiais e matérias primas adequadas, tendo em conta as medidas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

Comércio

  • OPERADOR/A DE DISTRIBUIÇÃO – N2

Perfil profissional: Efetuar as operações de receção, arrumação, exposição e reposição, inventariação de mercadorias e atendimento e venda ao cliente, de acordo com as regras de segurança no trabalho e a segurança alimentar.

  • OPERADOR/A DE LOGÍSTICA – N2

Perfil profissional: Efetuar as operações de receção, preparação, armazenagem, expedição e inventariação de mercadorias.

  • TÉCNICO/A COMERCIAL – N4

Perfil profissional: Vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.

  • TÉCNICO/A DE DISTRIBUIÇÃO – N4

Perfil profissional: Assegurar as condições para o adequado funcionamento das atividades operacionais da loja, contribuindo para a otimização da venda, tendo em conta as normas de qualidade, higiene, segurança e ambiente no trabalho.

  • TÉCNICO/A DE LOGÍSTICA – N4

Perfil profissional: Assegurar o adequado funcionamento das atividades logísticas da empresa, contribuindo para a otimização dos fluxos de informação, serviços, matérias-primas, bem como produtos acabados, tendo em conta as normas de qualidade, higiene, segurança e ambiente no trabalho.

  • TÉCNICO/A DE MARKETING – N4

Perfil profissional: Promover e efetuar a venda de produtos e/ou serviços, através de contactos estabelecidos com clientes, com vista à sua satisfação.

  • TÉCNICO/A DE VITRINISMO – N4

Perfil profissional: Conceber, organizar e executar a exposição e decoração de espaços comerciais, stands de feiras e eventos de acordo com o posicionamento definido, com o objetivo de promover a imagem e o potencial dos produtos e/ou serviços, garantindo a otimização da atratividade e rentabilidade desse espaço.

Hotelaria e Restauração

  • COZINHEIRO/A – N2

Perfil profissional: Organizar, preparar, cozinhar e empratar alimentos, respeitando as normas de higiene e segurança, em unidades de produção, estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

  • EMPREGADO/A DE RESTAURANTE/BAR – N2

Perfil profissional: Organizar, preparar e executar o serviço de restaurante/bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, em cooperação com os demais elementos da equipa, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

  • TÉCNICO/A DE COZINHA/PASTELARIA – N4

Perfil profissional: Planear, coordenar e executar as atividades de cozinha-pastelaria, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

  • TÉCNICO/A DE RESTAURANTE/BAR – N4

Perfil profissional: Planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

 

Turismo e Lazer

  • TÉCNICO/A DE INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA – N4

Perfil profissional: Prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos, assim como, efetuar o atendimento e a receção de clientes, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação destes.

Secretariado e trabalho administrativo

  • ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/A – N2

Perfil profissional: Executar tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público, seguindo procedimentos estabelecidos.

  • TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A – N4

Perfil profissional: Organizar e executar tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público.

  • TÉCNICO/A DE SECRETARIADO – N4

Perfil profissional: Assegurar a organização e execução de atividades de secretariado no apoio à chefia/direção de uma empresa ou serviço público.

 

Produção agrícola e animal

  • OPERADOR/A APÍCOLA – N2

Perfil profissional: Organizar e executar tarefas relativas à produção, proteção, manutenção e exploração de colónias de abelhas no espaço rural, de forma a garantir a gestão sustentada do mesmo, através de técnicas e procedimentos adequados e respeitando as normas de qualidade dos produtos, de segurança, higiene e saúde no trabalho apícola, da legislação aplicável à atividade apícola e de proteção do ambiente.

  • OPERADOR/A DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS – N2

Perfil profissional: Conduzir e operar tratores agrícolas, com e sem equipamentos montados ou rebocados, e máquinas agrícolas, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola e de proteção do ambiente.

 

 

Serviços de apoio a crianças e jovens

  • CUIDADOR/A DE CRIANÇAS E JOVENS – N2

Perfil profissional: Cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens até aos 18 anos, colaborando na execução de atividades lúdico ¬pedagógicas, de vida diária e de lazer, promovendo o seu bem-estar e desenvolvimento integral, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

  • TÉCNICO/A DE AÇÃO EDUCATIVA – N4

Perfil profissional: Cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

  • TÉCNICO/A DE JUVENTUDE – N4

Perfil profissional: Intervir na conceção, organização, desenvolvimento e avaliação de projetos, programas e atividades com e para jovens, mediante metodologias do domínio da educação não ¬formal, facilitando e promovendo a cidadania, a participação, a autonomia, a inclusão e o desenvolvimento pessoal, social e cultural.

 

Trabalho Social e Orientação

  • AGENTE EM GERIATRIA – N2

Perfil profissional: Prestar cuidados de apoio direto a idosos, no domicílio e em contexto institucional, nomeadamente, lares e centros de dia, zelando pelo seu bem ¬estar físico, psicológico e social, de acordo com as indicações da equipa técnica e os princípios deontológicos.

  • ASSISTENTE FAMILIAR E DE APOIO À COMUNIDADE – N2

Perfil profissional: Prestar cuidados humanos e de saúde básicos a utentes e/ou clientes em condição de debilidade, em contexto domiciliário, institucional ou no âmbito da prestação de cuidados pessoais e à comunidade enquadrados em serviços de apoio social, tendo em conta as indicações técnicas e os princípios éticos e deontológicos.

  • ANIMADOR/A SOCIOCULTURAL – N4

Perfil profissional: Promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).

  • TÉCNICO/A DE APOIO FAMILIAR E DE APOIO À COMUNIDADE – N4

Perfil profissional: Prestar cuidados de apoio direto a indivíduos no domicílio ou em contexto institucional, nomeadamente idosos, pessoas com deficiência e pessoas com outro tipo de dependência funcional temporário ou permanente, de acordo com as indicações da equipa técnica e os princípios deontológicos de atuação.

Nota:

N2 (nível 2) – condição mínima de acesso 4.º ano de escolaridade

N4 (nível 4) – condição mínima de acesso 9.º ano de escolaridade.

 

 

 

O que é o RVCC Escolar?

O reconhecimento de competências escolar consiste na identificação de competências adquiridas ao longo da vida, em contextos formais, não formais e informais (no trabalho, em ambiente associativo, em formações realizadas, em família…), reconhecendo-as de acordo com conteúdos escolares/técnicos e certificando esses conhecimentos e competências com uma habilitação escolar (4.º, 6.º, 9.º e 12.º ano de escolaridade).

A quem se destina?

Adultos/as com 18 ou mais anos de idade que pretendem aumentar os seus níveis de qualificação.

Nota: Pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 23 anos, inclusive, só poderão ser encaminhadas para Processo RVCC - escolar de nível secundário se tiverem, no mínimo, 3 anos de experiência profissional comprovada pela Segurança Social.

 

Como é desenvolvido o processo?

Cada pessoa terá que elaborar um portefólio onde irá reunir documentos de natureza biográfica e curricular e onde se evidenciam os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da vida. Para tal terá o apoio constante de um Técnico de Orientação, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (TORVC) e de professores/formadores das várias áreas.

Para o Ensino Básico (4.º, 6.º e 9.º ano) as áreas nas quais as pessoas terão que demonstrar conhecimentos, são:

- Linguagem E Comunicação

- Matemática para a Vida

- Cidadania E Empregabilidade

- TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)

Para o Ensino Secundário (12.º ano) as áreas nas quais as pessoas terão que demonstrar conhecimentos, são:

- Cultura, Língua e Comunicação

- Sociedade, Tecnologia e Ciência

- Cidadania e Profissionalidade

 

 

Que Certificação é obtida?

No final do processo de RVCC escolar, o/a adulto/a obtém a certificação das respetivas competências através de:

  • Um Certificado de Qualificações, documento que comprova as competências validadas;
  • Um Diploma de nível 2 ou nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações.

Para manifestação de interesse,  deverão preencher este formulário:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=AleCjqLaekW47BUbhtqCqfv_bbeuq3lBobx90gJMxOtUQzdQSDBJS1pFUDNPMFhKQTg3SVVJSllSNC4u

Para mais informações:

Centro Qualifica da ATAHCA:

tel. 253 321130 / telem. 911 193 442

E-mail: atahca@centroqualifica.gov.pt