Notícias PDR-2020
Home Território Terras de Bouro
Concelho de Terras de Bouro
Em termos territoriais Terras de Bouro é o maior Concelho do território do Cávado , possui uma área de 276,2 km², dos quais 52 % (143 km2) são de área protegida (Parque Nacional Peneda Gerês- PNPG), ocupados por uma população de 8.350 habitantes (2001) o que lhe confere a menor densidade populacional desta zona (30 hab/km2). O concelho é composto por 17 freguesias.
Os limites deste município são compostos a Norte pelo município de Ponte da Barca e por território Espanhol (Galiza), a leste por Montalegre, a sul por Vieira do Minho, a sudoeste por Amares e a oeste por Vila Verde.
Património
É um município em que o património natural assume um lugar de destaque nas suas potencialidades, conferido pela presença de parte da área do único parque nacional do País (PNPG). O meio natural é composto por uma grande diversidade e qualidade de flora e fauna incluindo a presença de algumas espécies endémicas.
Em termos de património construído ele é constituído por alguns monumentos nacionais, como são os casos dos 35 marcos miliários da antiga Geira Romana e do cruzeiro da Srª do Campo do Gerês, assim como os monumentos de interesse público da Estação Arqueológica do Chelo, do Marco Miliário de Covide/Campo do Gerês, das ruínas da Calcedónia e da sepultura/campa do Frade.
As aldeias tradicionais de Cutelo, Brufe, Stª Isabel do Monte e Covide, são entre outras aldeias de montanha, aquelas onde é possível encontrar e conviver com todas as características de um meio rural ainda vivo, existindo um conjunto de infraestruturas de Alojamento Turístico e animação turística disponíveis, para todos aqueles que queiram desfrutar do contacto directo com este ambiente natural.
Produtos Locais
As carnes de raças autóctones de bovinos (barrosã, cachena) e de caprinos (cabrito das terras altas do Minho), o mel da serra amarela e do Gerês, a broa de milho e centeio, as plantas aromáticas, medicinais e condimentares e o artesanato em lã e em linho são os principais produtos locais com tradição neste concelho e que há muito conquistaram que o visita.
Turismo
A fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos, a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos, fazem de Terras de Bouro um concelho em que os recursos turísticos são a sua maior potencialidade. Locais de interesse turístico como o santuário do S. Bento da Porta Aberta com as suas romarias, o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, as termas e a serra do Gerês como ponto nevrálgico e emblemático do PNPG, as albufeiras da Caniçada e de Vilarinho das Furnas, a via Romana XVIII (Geira), que ligava Bracara Augusta a Astorga com o conjunto de marcos miliários (monumento nacional), a fronteira da Portela do Homem e o relacionamento ancestral com os povos da Galiza, são locais de visita obrigatória para muitos turistas nacionais e estrangeiros.
A gastronomia deste concelho está marcadamente relacionada com as suas características montanhosas e serranas, em paragens como a Serra do Gerês e a Serra Amarela e nas suas aldeias são criados em regime de pastoreio espécies bovinas e caprinas, assim como suínos, que dão carne de excelente qualidade. Associado a estas carnes a terra fornece hortícolas e leguminosas que acompanham pratos forte s de carne ou compõem deliciosas sopas.
Os pratos mais típicos são: O Cozido à Terras de Bouro, o Cozido de Couves com Feijão, composto por feijão (amarelo) e couves “galegas” das hortas das terras altas e frias. Sem qualquer tipo de refogado na sua confecção, as couves, em abundância, são cozidas juntamente com as diversas carnes e fumeiro, cuja gordura é o tempero necessário para lhe conferir um paladar sui generis. O feijão amarelo é cozido à parte, juntando-se tudo, posteriormente, na mesma travessa vai para a mesa.
Outras iguarias temos o “Sarrabulho à Terras de Bouro” e nas sobremesas a Aletria e as Rabanadas.