https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Notícia | Seminário “Um dia à volta dos Sistemas Alimentares Locais”
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias

Seminário “Um dia à volta dos Sistemas Alimentares Locais”

2023-04-21

O Banco Português de Germoplasma Vegetal, Polo do INIAV, em parceria com a ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cavado e Ave, acolheu no dia 19 de abril em Braga, o Seminário “Um dia à volta dos Sistemas Alimentares Locais” no âmbito do projecto de cooperação transnacional SAL. Este encontro juntou agricultoras e agricultores, associações de desenvolvimento parceiras do projecto, técnicos, investigadores e representantes do poder local, que discutiram a importância de políticas públicas sólidas e consensualizadas entre os diferentes atores, que permitam a transição para sistemas alimentares locais sustentáveis, assente na conservação e valorização de recursos genéticos locais, como forma de valorização da produção local, dos territórios e dos sistemas alimentares decorrentes.

 

Face às complexas e intrincadas relações entre os múltiplos setores para a sustentabilidade dos sistemas alimentares (incluindo, agrícola, coesão territorial, saúde, educação, turismo…), foi sublinhada a importância de espaços institucionalizados de concertação locais, onde os múltiplos atores negociem, formulem e acompanhem a implementação de políticas públicas multi-setoriais, a partir de estratégias de intervenção partilhadas de promoção dos sistemas alimentares locais. Como sublinhou Paulo Pereira técnico do GAL da ATAHCA  e José Mota Alves, Presidente da Direcção desta associação,é necessário criar um ambiente institucional favorável à transição para sistemas alimentares locais sustentáveis, desempenhando aqui o  poder local um papel fundamental.

 

A partir da apresentação de projetos e iniciativas para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis em diferentes territórios (Cávado com Sabor, Cooperar em Circuitos Curtos - 3C, SAL - Sistemas Alimentares, Valorização dos produtos locais por via da gastromonia), de visitas ao BPGV e de oficinas facilitadas pela equipa técnica daquele organismo, foi destacada a centralidade da conservação e valorização dos recursos genéticos, dos territórios, dos seus usos e da sua contribuição para a sustentabilidade ambiental, social e económica dos sistemas alimentares locais. Nas palavras de Ana Maria Barata, Diretora do BPGV, “as novas gerações estão a perder memória sensorial, por isso mais difícil ainda será lutar por paladares que desconhecem, por territórios e sistemas a eles associados”.

A importância da educação alimentar, de “trazer a sustentabilidade para a mesa” e de políticas públicas que reconheçam e valorizem a centralidade da conservação e valorização destes sistemas foi reforçada na mesa de discussão final, onde agricultoras presentes partilharam os desafios enfrentados para produzir variedades locais e fazer chegar aos mercados frequentemente desatentos e hostis às heterogeneidades próprias da produção familiar, e às atuais dinâmicas demográfica e social desafiantes enfrentadas.

 

O projecto de cooperação transnacional SAL, é constituído por uma parceria dos grupos de acção local da ATAHCA, ADREPES, A2S, LEADER OESTE, PINHAL MAIOR, ADL e associação de S. Tomé e Príncipe  ADAPPA, sendo cofinanciado pelo FEADER através da Medida 10.3 do PDR 2020.

 

 
 
Apresentações:
 

Voltar